Escola de Curimba Cantar de Oxum

A Escola

Fundada em 1997 pelo nosso diretor espiritual, Pai André Luis de Moraes, em parceria com Pai Élcio de Oxalá (um dos pioneiros em escola de curimba na capital paulista), a Escola de Curimba Cantar da Oxum é um projeto integrado à Federação Umbandista Caminho dos Orixás, voltado à formação de curimbeiros (atabaqueiros) de Umbanda. No ano de 2000 o Pai Élcio se desligou da escola, ficando a direção por conta do Ogã Élcio Póvoa.

Durante esses vários anos, já passaram por nossa escola centenas de alunos do Brasil e do exterior. Hoje, muitos deles estão à frente de suas curimbas em seus terreiros, cantando e tocando para os Guias e os Orixás.

A Escola de Curimba Cantar da Oxum tem uma metodologia única, em que são priorizadas as técnicas simples e rápidas no processo de aprendizagem. São ensinados todos os toques comumente utilizados na Umbanda, além de uma grande variedade de cantigas denominadas pontos cantados.

É muito provável que os tambores sejam os instrumentos musicais mais antigos do mundo. Temos com eles uma relação direta e profunda. O som emitido nos sensibiliza de maneira imediata, infundindo os mais diversos estados de espírito. A estrutura física e o processo de construção do instrumento em si podem até ser processos relativamente simples, porém o efeito que nos faz é algo incontestável.

Por esses motivos procuramos aliar em nosso curso a energia ancestral às técnicas e conhecimentos teóricos. Dessa maneira, pretendemos formar músicos curimbeiros capazes de desenvolver um excelente trabalho espiritual e musical, a fim de que possam cantar e tocar o atabaque de maneira correta em qualquer situação dentro dos cultos umbandistas!