Federação Umbandista Caminho dos Orixás

Federação Umbandista Caminho dos Orixás

Fundada em 13 de maio de 2001 pelo Babalorisá André Luis de Moraes (Sacerdote do Templo de Umbanda Vovô Serafim e Ogum Três Espadas), a Federação Umbandista Caminho dos Orixás tem como proposta disseminar a ideologia e o fortalecimento da Religião.

Nosso objetivo é propor estratégias para levar o conhecimento sobre a cultura, tradição e educação religiosa, independente se umbandistas ou candomblecistas. Prezamos pelo trabalho sério e bem desenvolvido, a fim de que possamos promover o engrandecimento da Religião e da fé, para que tenhamos reconhecimento e que possamos combater ao preconceito.

Projeto e execução

A Federação configura uma nova fase para a prática da Umbanda e do Candomblé no interior do Estado de São Paulo. Definimos a evolução como principal meta espiritual.

A evolução da religião afro-brasileira: Candomblé, ou brasileira: Umbanda só poderá ser concreta se pensarmos no coletivo, na união de forças e de ideias. Por isso, propomos a associação real dos vários templos, tendas e terreiros.

Precisamos adquirir força, influência, solidez de estruturas sem medo de represálias. Temos que ter força política para um dia elegermos e presenciarmos diversos membros de nossa religião dizendo publicamente - “SOU UMBANDISTA/CANDOMBLECISTA E LUTO POR MINHA RELIGIÃO E PELOS MEUS IDEAIS”.

Precisamos nos unir em prol de nossos ideais comuns.

Só assim será visto o tamanho desta gigantesca força que é nossa Religião com mais de 30 milhões de adeptos em todo o Brasil. Só assim será posta abaixo a visão pejorativa que se tem das pessoas ditas sem cultura, sem condições financeiras, sem senso crítico, de pés descalços.

Temos sim muito discernimento, muito conhecimento, acesso às informações e diversos representantes bem estruturados materialmente e espiritualmente. Toda essa visão distorcida tem sido mudada, mesmo que lentamente.

Até agora estivemos quietos, porém, chegou o momento em que poderemos ter apoio institucional de uma entidade que se interessa pela causa mais corriqueira até uma defesa por vias legais a qualquer membro que tenha sido vítima de preconceito religioso.

Vestir a camisa, é disso que precisamos, de pessoas que realmente queiram se comprometer, queiram esta camisa e estejam dispostas a transpirar por ela.

Nas grandes capitais as Federações já atuam. Estamos a uma considerável distância física de uma grande federação, mas queremos para Rio Claro e todas as cidades próximas UMA GRANDE E ATUANTE FEDERAÇÃO.

Diretoria Executiva da Federação:

- Presidente: Pai André Luiz de Moraes.

- Vice Presidente: Geraldo de Moraes.

- 1ª Secretária: Mãe Fátima de Moraes.

- 2º Secretário: Élcio Póvoa.

- 1° Tesoureiro: Ligia Telles.

- 2° Tesoureiro: Sandra Calado de Abreu.

Assim é a Constituição da Federação. Na composição desta diretoria e em todos os cargos vemos exemplos de dedicação em atender ao próximo na luta pela religião, na fé pelos guias e divindades.

Trabalhos da Federação:

• Curso de orientação espiritual mediúnica.

• Curso de procedimentos e práticas religiosas.

• Curso para direção e condução de Templos.

• Cursos de oráculos, magias, treinamento prático para diversos trabalhos.

• Formação de Ogãs de toque e canto para Curimbas, por meio da Escola de Curimba Cantar da Oxum.

• Prestação jurídica - Dra. Luciana Telles – Advogada.

• Atendimento clínico - psicológico de crianças, adolescentes e adultos, complementando materialmente e dando prosseguimento aos trabalhos espirituais de seus filiados – Elisabete Fantini - Psicóloga.

• Cursos de artesanato, pintura, culinária, e outros, buscando o enriquecimento educacional e cultural dos filiados.